Ir para o conteúdo

Tarifas dos EUA levam Índia a lançar plano de reação.

Imagem: Reprodução Indian Press Information Bureau

Índice


Em agosto de 2025 o governo americano aumentou as tarifas de 25% para 50% às importações indianas.

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro Narendra Modi aprovou uma série de programas voltados a impulsionar as exportações do país. A Missão de Promoção de Exportações prevê investimentos de cerca de R$ 15 bilhões ao longo dos seis anos de implementação.

O programa tem como foco empresas que atuam nos setores mais afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos, como têxtil, couro, joias e pedras preciosas. A medida propõe o uso de métodos de Gestão de Desempenho Empresarial, uma estrutura estratégica que permite às companhias alinhar o planejamento e a execução dos negócios, integrando processos de orçamento, previsão e relatórios — com foco especial em micro, pequenas e médias empresas exportadoras.

A iniciativa se divide em dois eixos principais:

  • Niryat Protsahan – busca ampliar o acesso das micro, pequenas e médias empresas ao crédito para exportação, oferecendo subsídios de juros, garantias, factoring e linhas específicas para o e-commerce, além de apoio à expansão para novos mercados.
  • Niryat Disha – prioriza medidas não financeiras, como qualificação e conformidade de exportações, incentivo ao branding internacional, participação em feiras, melhorias logísticas e ações de inteligência comercial.

Anunciado pela primeira vez no início do ano, durante o discurso do Orçamento da União de 2025, pela ministra das Finanças Nirmala Sitharaman, o programa ganha relevância por reforçar o apoio financeiro às exportações indianas voltadas às micro, pequenas e médias empresas — que hoje representam cerca de 45% do total exportado e geram mais de 45 milhões de empregos, diretos e indiretos. A medida também busca sustentar o setor em meio às tarifas punitivas de 50% impostas pelos Estados Unidos.

Comentários

Mais recente

EUA capturam Nicolás Maduro em operação militar na Venezuela

EUA capturam Nicolás Maduro em operação militar na Venezuela

Ofensiva em Caracas resultou na prisão do líder venezuelano e deixou dezenas de mortos. O Exército dos Estados Unidos por ordem do presidente Donald Trump realizou neste sábado, 03 de janeiro, um ataque à capital venezuelana, Caracas, com o objetivo de capturar o presidente Nicolás Maduro, sob acusações de liderança

Membros Pública