Ir para o conteúdo

Tarifas dos EUA levam Índia a lançar plano de reação.

Imagem: Reprodução Indian Press Information Bureau

Índice

Em agosto de 2025 o governo americano aumentou as tarifas de 25% para 50% às importações indianas.

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro Narendra Modi aprovou uma série de programas voltados a impulsionar as exportações do país. A Missão de Promoção de Exportações prevê investimentos de cerca de R$ 15 bilhões ao longo dos seis anos de implementação.

O programa tem como foco empresas que atuam nos setores mais afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos, como têxtil, couro, joias e pedras preciosas. A medida propõe o uso de métodos de Gestão de Desempenho Empresarial, uma estrutura estratégica que permite às companhias alinhar o planejamento e a execução dos negócios, integrando processos de orçamento, previsão e relatórios — com foco especial em micro, pequenas e médias empresas exportadoras.

A iniciativa se divide em dois eixos principais:

  • Niryat Protsahan – busca ampliar o acesso das micro, pequenas e médias empresas ao crédito para exportação, oferecendo subsídios de juros, garantias, factoring e linhas específicas para o e-commerce, além de apoio à expansão para novos mercados.
  • Niryat Disha – prioriza medidas não financeiras, como qualificação e conformidade de exportações, incentivo ao branding internacional, participação em feiras, melhorias logísticas e ações de inteligência comercial.

Anunciado pela primeira vez no início do ano, durante o discurso do Orçamento da União de 2025, pela ministra das Finanças Nirmala Sitharaman, o programa ganha relevância por reforçar o apoio financeiro às exportações indianas voltadas às micro, pequenas e médias empresas — que hoje representam cerca de 45% do total exportado e geram mais de 45 milhões de empregos, diretos e indiretos. A medida também busca sustentar o setor em meio às tarifas punitivas de 50% impostas pelos Estados Unidos.

Comentários

Mais recente

Plataforma amplia acesso a dados globais de crédito

Plataforma amplia acesso a dados globais de crédito

Com parceria da Coface, empresa brasileira cria solução inédita que conecta tecnologia, dados e análise de risco para reduzir inadimplência e fortalecer o mercado empresarial. A Traderisk, consultoria dedicada exclusivamente aos ramos de Seguro Garantia e Seguro de Crédito, anunciou o lançamento da Traderisk 360º, uma plataforma tecnológica que reúne

Membros Pública
O Grande Jogo da COP30 — Bilhões, Carbono e a Nova Economia

O Grande Jogo da COP30 — Bilhões, Carbono e a Nova Economia

Este é um especial da Traderisk sobre o impacto econômico e financeiro da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.  O Grande Jogo da COP30 — Bilhões, Carbono e a Nova Economia  A conferência em Belém não é apenas um marco ambiental, mas um divisor de águas econômico. Anúncios de

Membros Pública