Ir para o conteúdo

Brasil oficializa acordo-quadro entre Mercosul e Panamá

Imagem: Reprodução

Índice


Na última quarta-feira (19), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou que o governo brasileiro oficializou a efetivação do acordo-quadro entre o Mercosul e o Panamá. O instrumento estabelece as bases para negociações futuras que devem ampliar o comércio, estimular investimentos e aproximar as economias das duas regiões.

Um acordo-quadro define princípios, objetivos e áreas de cooperação entre países, criando uma estrutura institucional voltada ao diálogo e ao avanço das negociações. Embora não estabeleça compromissos tarifários imediatos, o instrumento cria as condições necessárias para que etapas futuras definam regras, prazos e disciplinas de acesso a mercados.

O acordo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) por meio do Decreto nº 12.724, que incorpora ao ordenamento jurídico brasileiro o Acordo de Complementação Econômica nº 76, firmado entre o Mercosul e a República do Panamá no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). O documento havia sido assinado em 6 de dezembro de 2024, em Montevidéu, durante a Cúpula de Presidentes do Mercosul.

“Com o acordo internalizado, Brasil, Mercosul e Panamá passam a contar com um instrumento formal para organizar e aprofundar a integração econômica em temas centrais, como ampliação dos fluxos bilaterais, eliminação de barreiras tarifárias e facilitação de comércio”, afirmou a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres.

A aproximação econômico-comercial entre o Mercosul e o Panamá busca fortalecer o acesso a novos mercados e ampliar oportunidades para as empresas da região. Em 2024 as exportações entre o Brasil e Panamá resultaram US$ 920 milhões movimentados na economia, atualmente, o Panamá é responsável por 35% das exportações brasileiras destinadas à América Central.

Comentários

Mais recente

EUA capturam Nicolás Maduro em operação militar na Venezuela

EUA capturam Nicolás Maduro em operação militar na Venezuela

Ofensiva em Caracas resultou na prisão do líder venezuelano e deixou dezenas de mortos. O Exército dos Estados Unidos por ordem do presidente Donald Trump realizou neste sábado, 03 de janeiro, um ataque à capital venezuelana, Caracas, com o objetivo de capturar o presidente Nicolás Maduro, sob acusações de liderança

Membros Pública