Ir para o conteúdo

Acordo entre Brasil e EUA retiram itens de tarifaço nas exportações

Imagem: Reprodução

Índice


O acordo foi divulgado na última quinta-feira (21) e foi celebrado pela presidência do país.

O governo dos Estados Unidos revogou a tarifa adicional de 40% aplicada a uma série de itens agropecuários exportados pelo Brasil ao mercado americano. Entre esses produtos estão alguns que já haviam sido beneficiados pela retirada da tarifa bilateral de 10% imposta pelo governo Trump, passando agora a ter 0% de tarifas impostas.

Lista de produtos retirados do tarifaço:

  • Carne bovina (e preparações a base de carnes)
  • Café (e derivados)
  • Frutas frescas, congeladas e processadas
  • Cacau (e derivados)
  • Especiarias
  • Gorduras animais
  • Sucos e polpas de frutas
Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em 2024 o Brasil exportou aproximadamente US$ 4 bilhões em produtos incluídos na renovação das tarifas, valor equivalente a 10,1% das vendas totais ao mercado norte-americano.

Repercussão pela presidência

Na noite de 20 de novembro, o presidente Lula celebrou o acordo ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Lula agradeceu a abertura de Donald Trump ao diálogo e às negociações que resultaram na nova ordem executiva, reiterou o convite para que o presidente americano visite o Brasil e afirmou que as discussões sobre a retirada de tarifas ainda restantes continuarão.

Geraldo Alckmin em entrevista Foto por: Cadu Gomes/VPR- MNDIC-GOC

Em entrevista coletiva na sexta-feira (21), Geraldo Alckmin declarou que o acordo “foi o maior avanço nas negociações Brasil–Estados Unidos”. O vice-presidente destacou ainda que a nova ordem executiva reduziu de 36% para 22% o impacto do tarifaço sobre as exportações brasileiras aos EUA. Embora o anúncio tenha sido feito nesta quinta-feira (20/11), o governo norte-americano determinou que a medida tem validade retroativa a 13 de novembro, garantindo o reembolso aos que pagaram a sobretaxa desde essa data.

Comentários

Mais recente

EUA capturam Nicolás Maduro em operação militar na Venezuela

EUA capturam Nicolás Maduro em operação militar na Venezuela

Ofensiva em Caracas resultou na prisão do líder venezuelano e deixou dezenas de mortos. O Exército dos Estados Unidos por ordem do presidente Donald Trump realizou neste sábado, 03 de janeiro, um ataque à capital venezuelana, Caracas, com o objetivo de capturar o presidente Nicolás Maduro, sob acusações de liderança

Membros Pública